Navegando nas redes sociais, é possível que você já tenha se deparado com o termo daddy issues — ou “problemas com o papai”, em uma tradução livre. Trata-se de uma expressão comumente utilizada para se referir ao comportamento feminino em relacionamentos, quando os problemas paternos de uma mulher a levam a fazer certas escolhas em suas relações românticas. Mas e os problemas maternos? Também podem impactar aspectos da vida adulta?
+ O que é ‘maternidade gentil’? Saiba como criar seus filhos com mais empatia
+ 9 sinais de psicopatia em crianças
Problemas maternos geralmente resultam de um relacionamento tenso ou complicado de uma pessoa com sua mãe durante a infância. No entanto, os efeitos podem perdurar até a vida adulta, na forma de relacionamentos românticos frustrados e pouco saudáveis e até mesmo em uma saúde mental prejudicada.
Estudos mostram que muitas mães tratam seus filhos da mesma forma que foram tratadas por suas próprias mães. Quando esse ciclo é marcado por cuidado, amor e apoio, ele pode ser benéfico. No entanto, mães displicentes, críticas e excessivamente protetoras podem formar vínculos desequilibrados com seus descendentes.
7 sinais de que você tem problemas maternos
Algumas pessoas sequer percebem que o cerne de seu sofrimento na vida adulta são os problemas maternos. Outras, em contrapartida, podem imaginar que tenham problemas com suas mães, mas não sabem o quê, exatamente, eles podem causar.
Seja como for, pode ser importante entender fatores do passado que impactam a vida adulta — e reconhecer a importância de acompanhamento profissional com psicólogo(a) ou psiquiatra, que podem ajudar a superar traumas. A seguir, confira sete sinais de que você tem problemas maternos. As informações são da “Slice”.
1 — Baixa autoestima
Uma criança que tem pouca afeição e afirmações de amor pode ter sua capacidade de desenvolver uma autoestima fortalecida prejudicada.
2 — Insegurança e apego excessivos
Apegar-se excessivamente, de maneira física ou emocional, com seus amigos e/ou parceiro(a), pode significar que você teve problemas com sua mãe.
3 — Estresse crônico
Se as situações cotidianas, especialmente envolvendo seus próprios filhos, te colocam sob estresse, essa pode ser uma indicação de problemas maternos. Reflita sobre a causa de todo o estresse excessivo e entenda se você pode ter medo de ser abandonada ou de não ser uma boa mãe.
4 — Falta de afeição
Se sua mãe era emocionalmente fechada a você na infância, você pode sofrer para se conectar intimamente com outras pessoas, inclusive sexualmente com um(a) parceiro(a).
5 — Criticismo
Como mencionado anteriormente, o tratamento dado por uma mãe à sua filha pode gerar um ciclo. Portanto, se você sofria com duras críticas na infância, pode ter se tornado uma pessoa excessivamente crítica.
6 — Dependência
Se sua mãe era (ou é) intolerante e/ou negligente, você pode se ver dependendo de outras pessoas de modo financeiro ou emocional, sempre procurando parceiros(as) que possam “cuidar” de você.
7 — Sexualidade inibida
A desaprovação materna pode causar uma certa “vergonha” acerca de sua própria sexualidade. Isso pode acontecer quando sua mãe, em uma tentativa de mantê-la segura, controlava suas roupas e comportamentos.